Páginas

Espiritualidade e Trabalho?

Não não, nada de mandinga, receita de simpatia pra atrair clientes ou apelo religioso. Nessa série eu e meu grande amigo, o psicólogo Alisson Machado Borges, vamos falar sobre os efeitos positivos que uma vida espiritual saudável pode trazer para o seu dia a dia de trabalho. Preparados? Então vamos lá!

Nestes tempos de "correria" e tumulto em que muitos ficam no piloto automático, ou com o sentimento de atropelar/ser atropelado pelas circunstâncias, viver com consciência faz a grande diferença para a qualidade de vida e das relações de trabalho.

Tudo bem, mas como é isso?

Estar consciente é estar presente em cada momento, vivendo o agora com consciência de si mesmo, das atitudes e da forma como conduz a sua vida. É importante refletir sobre o que tem maior importância: a quantidade de tarefas que executei, reuniões que compareci, clientes que atendi no dia, ou a qualidade com a qual me dediquei a tudo isso?

A espiritualidade no cotidiano do trabalho tem tudo a ver com essa qualidade de consciência que é a busca por estar presente nos pequenos detalhes, gestos, palavras, jeito de se dirigir a si mesmo e ao outro. Quem está consciente do momento presente percebe possibilidades de ação variadas e opções múltiplas para responder a uma determinada situação.

Em seu livro O Poder do Agora, Eckhart Tolle aborda a importância de viver o presente como forma de alcançar a realização. Segundo o autor, temos vários modos de escapar da realidade e assim, causamos dificuldades e consequentemente, sofrimento. O livro possui uma linguagem tranquila e é uma ótima dica de leitura.


Espiritualidade e Trabalho

Aqui vão algumas sugestões práticas para exercitar essa consciência:

Durante sua rotina de trabalho faça pausas breves, tome consciência da sua respiração, perceba as sensações no seu corpo, como está se sentindo. Respire profundamente e se for possível feche os olhos por um instante. Pode ser na hora do cafezinho, enquanto vai ao banheiro, ou entre um e-mail e outro.

Seja testemunha de você mesmo nas atividades diárias, por exemplo, pratique a atitude de observar-se durante uma conversa ou na execução de uma tarefa. É como se você se olhasse com certo distanciamento observando como você age. Tome consciência e esteja presente.

Eu segui essa dica, e descobri que as vezes paro de respirar por alguns segundos quando estou concentrada escrevendo e-mails, ou lendo algum texto. Que horror!

Exercite sua atenção conectando-se a você, criando uma aliança com as suas melhores qualidades e com a "voz do coração", percebendo intuições e inspirações que certamente ocorrem várias vezes ao dia, mas que nem sempre prestamos atenção.

Lembrem-se, quem tem consciência tem opções.
Vale a pena experimentar!

4 comentários:

Dani Oliveira disse...

É verdade Tati, as vezes a gente até para de respirar...kkk... é tanta coisa ao mesmo tempo, que se não pararmos por poucos minutos, a gente fica biruta. Mas ainda bem que eu tenho você, pra parar de vez enquando, dar boas risadas e refletir sobre a vida =)

Dani Martins disse...

Super interessante esse assunto! Tenho me deparado com ele muitas vezes e, talvez por isso, nesse "trabalho" de me concentrar no agora, percebi várias mudanças, até mesmo na forma com percebo as situações cotidianas e me posiciono diante dessas situações.
Ainda preciso treinar muito pra alcançar o grau ideal (100%) de consciência, mas quanto antes iniciemos esse treinamento, mais próximos estaremos da plena consciência de nós mesmos.
Brigada Tati! Valeu pelas dicas!
Abraço.

Unknown disse...

Belo texto...

Unknown disse...

Belo Texto...